Antes de dar continuidade e podermos estudar de forma clara os sentimentos, primeiros precisamos deixar claro o que é o que. O que é uma sensação? Uma emoção e um sentimento o que seriam? Todas estas dúvidas devem desaparecer antes que possamos continuar. Vamos então ao que interessa?
O que é uma sensação?
Sensações são as impressões que temos do mundo externo, que podem se manifestar das mais diversas formas desde impressões visuais a táteis (luz, toque, aromas, etc.), que são transmitidas aos órgãos sensoriais e levadas ao cérebro pelo sistema nervoso. Passamos diariamente por uma infinidade de estímulos (sensações), sendo interpretados somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos são iguais para todos, o que muda é a percepção individual e o seu nível de consciência e reflexão. Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção.
O que é uma emoção?
Emoção é a percepção inicial que uma sensação causa, sendo assim as emoções são a reação inicial a determinada ocorrência, ter emoções é algo instintivo e básico do ser humano que não consegue ficar ímpar do que lhe cerca. Na maioria dos casos as emoções são seguidas de respostas internas (alegria, tristeza, raiva, euforia etc.) e/ou externas (choro, sorriso, face triste, face surpresa, etc.), mas ainda assim se pode ter a emoção sem o correspondente comportamento, então nós podemos considerar que a emoção não é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento é a parte essencial da emoção. As emoções constituem parte do nosso desenvolvimento geral, ajudando-nos a ter experiências internas que nos moldam como indivíduos. Durante nossa existência temos diversas experiências, algumas felizes outras nem tanto que em muitos momentos apesar de não nos recordarmos, elas ficam guardadas em nosso inconsciente e afloram de diversas maneiras (sonho, uma cena parecida, etc.), algumas emoções nos marcam tão fortemente, que sempre ouvimos em diversas situações pessoas dizendo: “ Nossa esse perfume me faz lembrar minha irmã que mora longe!”. Junto com estas situações, além da lembrança, o locutor desperta em seu íntimo uma emoção (saudade, tristeza, euforia etc.).
E o que é um sentimento?
Já o sentimento, seria uma emoção sentida e “pensada”, seria uma emoção tomada em longo prazo que sofre ação da nossa evolução e do nosso conhecimento geral. O ser humano quanto menos evoluído se utiliza dos instintos, e quanto mais evoluído mais se tem o livre arbítrio e o entendimento de seus próprios sentimentos. O sentimento aos poucos desabrocha no ser humano conforme o mesmo se torna sublime, os sentimentos se bem entendidos formam a capacidade interior com o qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mal e certo/errado. Sentimentos produzem emoções no corpo que, estas sim serão sentidas. Exemplo disso seria uma pessoa que ama outra, por haver tomado essa decisão de amar essa outra, mesmo depois de sofrer algum mal cometido pela pessoa amada, pode continuar amando-a, muitas vezes sem entender como pode amar ao mesmo tempo que sente a emoção característica do momento da ira, ou da dor da traição, ou alguma outra emoção que, racionalmente, poderia conduzir a pessoa que ama a querer deixar de amar. Os sentimentos assim seriam ações decorrentes de decisões tomadas por uma pessoa. Podemos citar em nível de curiosidade a empatia, que seria a capacidade de obter e captar a informação sobre os sentimentos e emoções alheia.
Um problema que pode confundir o entendimento nesta concepção do que é sentimento, é o fato de que, geralmente, os nomes usados pra se referir a um sentimento, também são os mesmos usados pra se referir às emoções mais características destes mesmos sentimentos.
Resumindo a sensação seria a parte inicial e física, a emoção o “processo”, o momento em que percebemos a sensação e temos a interpretação interna e podemos ou não expressar externamente, e por fim o sentimento que seria o desfecho, a emoção pensada e refletida exteriorizando o nível evolutivo do ser. Então pessoal, ficou claro? Espero que sim ^-^.
Nenhum comentário:
Postar um comentário