domingo, 14 de agosto de 2011

A Coragem

Olá pessoal!

Hoje falaremos da coragem!! Mas de uma coragem sincera, não da bestialidade dos animais que ao se sentirem ameaçados partem para a violência. A coragem não é arrogância, agressividade nem determinação calculista. É a certeza intima de saber agir de forma coerente e ter firmeza de caráter.

A coragem é uma importante capacidade da alma, pois da reforço e firmeza para todas as outras. Ser corajoso é ser consciente que se corre riscos mas sabe enfrentar o futuro, tomando as rédeas de sua vida, sabendo agir com moderação e sabendo principalmente arcar com as responsabilidades de seus atos.

Sabe dizer “não” para os abusos de outras pessoas, e sabe viver de forma plena, autentica e sincera, pois acredita e faz o que é certo para si com o coração leve e feliz. Claro que para sabermos o que é certo temos que ter certo nível de conhecimento para tal, e respeitarmos as leis divinas. Mas esse saber depende apenas de cada um de nós, não existe aquele que não possa aprender e evoluir. Não se pode confundir a coragem e determinação, com teimosia insensata.

A sociedade atual vive de forma a padronizar as pessoas, fazendo com que elas percam suas verdadeiras identidades. Essa padronização faz com que as pessoas vivam de forma alienada e destrói as potencialidades latentes de cada um de nós.

Precisamos aprender a escutar a voz de nossa alma e não a voz do nosso orgulho! Geralmente, as pessoas vivem de forma a serem movidas por elogios e isso as inutiliza, pois vive de forma a se adequar a padrões estabelecidos por outros.

Aos poucos vai perdendo a identidade e com o tempo a independência, pois vive de forma a agradar seus “manipuladores” e quando tentar retomar a sua vida de forma autentica, provavelmente vai receber a desaprovação e as críticas daqueles que o controlam.Quem vive de forma reprimida, com o tempo tende a se abater pela falta de ligação com seu eu interior.

Mas o indivíduo corajoso pensa por si mesmo, claro que com coerência e bom senso, visando padrões elevados de conhecimentos, e vive de forma genuína ainda que com o medo da rejeição e da discriminação, que talvez possa o ameaçar, mas aprendemos com os grandes missionários da historia que não deixaram alem de seus grandes ensinamentos, um aprendizado a parte, que não se pode agradar a todos e que precisamos ser livres das opiniões alheias.

Podemos ter como exemplo o único ser perfeito que veio sobre a Terra, Jesus. Que apesar de agir de forma completamente diferente da sua época e sabendo que poderia sofrer, se manteve firme na sua caminhada, pois sabia que não precisava agradar aos homens e sim a Deus. Seguiu seu coração e deu o sangue e a vida pelo que considerava certo. Sua vida é um modelo de perfeita coragem, bondade, justiça, caridade, humildade e principalmente de amor.

Um comentário: